Facilitação de Processos Participativos

Os processos participativos viabilizam um fluxo de trabalho em grupo para a troca e o compartilhamento entre todos; permitindo que coloquem suas ideias e pontos de vista de forma aberta e honesta.

Mais do que apenas a soma do repertório de cada um dos indivíduos presentes, o resultado do trabalho é construído a partir da interação entre as pessoas – gerando soluções mais ricas; de maneira alinhada e consistente.

Desenhamos especialmente cada workshop para usufruir de toda a potência existente na inteligência daquele coletivo.

Em nossa experiência, constatamos que quando as pessoas são envolvidas em processos nos quais suas contribuições e experiências são valorizadas, elas tornam-se genuinamente comprometidas e engajadas.

Como atuamos

Criamos um ambiente envolvente e seguro para que os participantes sintam-se à vontade para trazer suas contribuições e pontos de vista para o coletivo. Para isso, a Eteh preocupa-se com várias dimensões que consideramos importantes: cuidamos do espaço físico do encontro e do modo de envolver e convidar os participantes, criamos um espaço de respeito à todas as vozes, valorizamos a escuta plena e o uso precioso das palavras, ouvimos e trazemos à luz as questões que estão ocultas no grupo e somos flexíveis e competentes para criar um fluxo de atividades que deem conta dos conteúdos levantados pelo próprio grupo ao longo do trabalho.

Nossa metodologia de trabalho foi construída ao longo dos anos e recebeu influências de diferentes fontes, mas sempre perseguimos e criamos abordagens que promovam conversas significativas entre partes interessadas. A Eteh desenha a dinâmica do encontro especialmente para cada caso – de acordo com o tamanho do grupo, objetivo do encontro, tempo etc. Buscamos inspiração também nas metodologias contempladas no Art of Hosting (arte de anfitriar conversas significativas) tais como o Círculo, World Café, Open Space, Aquário, Collective Story Harvesting, entre outras.

O que fazemos

Clique nos links abaixo para saber mais.

  • A partir da demanda do cliente, a Eteh desenha e facilita integralmente workshops que estimulam os próprios colaboradores ou stakeholders envolvidos no processo para o desenvolvimento de novos conceitos ou o levantamento de soluções inovadoras - possibilitando como resultado ao cliente um portfólio de possíveis ideias, novos produtos e/ou ações a serem implementadas.

    Ao tomarmos conta de todo processo, permitimos que nossos clientes exerçam integralmente seu principal papel: participantes ativos e contribuintes efetivos.

  • Muitos de nossos clientes nos trouxeram o desafio de gerar conversas significativas para projetos complexos que estavam nas mãos de poucos e precisavam do engajamento ou input de muitos.

    Como conseguir a percepção sobre o novo planejamento estratégico anual dos 40 colaboradores que seriam responsáveis por sua execução? Como criar significado real para toda uma organização sobre um novo set de valores corporativos? Como escutar a opinião e levantar as possíveis barreiras existentes a um novo modelo de reuniões a ser implementado? Como gerar comprometimento do público-alvo de um projeto que redefinia todos os papéis e responsabilidades para uma área?

    Acreditamos que o real comprometimento só pode acontecer a partir de um espaço efetivo que permita o entendimento, consciência e diálogo com o público diretamente impactado – possibilitando a sua participação no momento oportuno.

    A Eteh desenha e facilita workshops que promovam as conversas que importam entre os públicos diretamente envolvidos – conversas que possibilitem o entendimento do olhar destes indivíduos e, assim levantando todo conteúdo que faça a diferença para o sucesso do projeto.

  • Quando facilitamos processos participativos, acreditamos ser fundamental o registro do conteúdo gerado pelo grupo ao longo de seu diálogo. Reuniões, eventos e workshops tem como objetivo gerar insights e conclusões – e estes não podem ser perdidos!

    A Facilitação Gráfica é uma metodologia que cria memória das conversas e aprendizados, em tempo real em um painel visível para todo o grupo. O registro é feito através de desenhos, metáforas visuais e mapas mentais, sistematizando o diálogo ou os principais combinados do grupo.

    Terminado o evento, os painéis são escaneados e tratados, transformado-se em uma memória compartilhada e duradoura para o grupo.

    Facilitação gráfica: Exemplo 1 Facilitação gráfica: Exemplo 2 Facilitação gráfica: Exemplo 3 Facilitação gráfica: Exemplo 4 Facilitação gráfica: Exemplo 5 Facilitação gráfica: Exemplo 6

Estamos à disposição para conversar e entender como podemos ajudar a sua organização no delicioso desafio do desenvolvimento humano.

Escreva sua mensagem que entraremos em contato!

eteh@eteh.com.br