Construção de Equipe

Um agrupamento de pessoas torna-se uma equipe quando todos abraçam um propósito comum e passam a atuar de modo interdependente. O resultado acontece através da colaboração.

Em uma equipe, cada integrante sente-se responsável pelo seu sucesso, pois existe alinhamento entre o sentido individual de pertencer àquele time e os objetivos do grupo.

Forma-se um corpo dotado de um espírito coletivo, propiciando um potencial de criação e de geração de resultados exponencialmente maior do que o do trabalho solitário.

Como atuamos

É comum que o potencial de criação e de geração de resultados de uma equipe por vezes adormeça – seja pela ausência de clareza coletiva, seja por dificuldades de comunicação, falta de referenciais comuns, mistura de papéis, desvalorização das relações ou pressões do dia a dia.

Por isso, a Eteh estabelece espaços de trabalho para o grupo refletir e cuidar de si próprio. Facilita o estabelecimento de um ambiente protegido para que o time possa tomar consciência dos fatores regentes de suas dinâmicas, explorar novas possibilidades, fazer acordos futuros. Preparamos uma equipe para ser mais autônoma e alcançar um nível elevado de desempenho e realização.

O que fazemos

Clique nos links abaixo para saber mais.

  • Workshops criados especialmente para o time em questão, considerando que cada equipe vive um momento particular, atua em um nicho de mercado específico, é influenciada pela cultura da empresa ao qual está inserida e, principalmente, é única em sua composição humana.

    A Eteh cria ambiente seguro e disposição nos indivíduos para que o time converse sobre questões importantes que no dia a dia são negligenciadas. Ao colocar as questões no centro do grupo, surge o senso de responsabilidade coletiva pelas mudanças desejadas e disposição para a ação.

    O processo de desenvolvimento dos encontros é feito em conjunto com os líderes e membros da equipe. Através de reuniões dinamizadas de cocriação, colhemos as múltiplas percepções sobre o momento atual da equipe e os temas latentes e significativos para que a Eteh desenhe o encontro.

    A duração do programa é variável, respeitando as possibilidades e necessidades do cliente.

  • O trabalho dos colaboradores de um time é diretamente impactado por decisões, projetos e direcionamentos estratégicos os quais, na maioria das vezes, não tiveram a oportunidade de participar. O comprometimento dos membros de uma equipe é bastante minimizado quando estes recebem apenas comunicados unilaterais, sem considerar sua real compreensão sobre o que lhe é apresentado.

    Assim, os workshops de alinhamento são desenhados para que a comunicação dentro da equipe seja mais efetiva e participativa: utilizamos de metodologias de diálogo para que as pessoas possam refletir conjuntamente sobre o que está lhes sendo proposto. E, assim, geramos espaço para escutar sua percepção e opiniões, para esclarecer dúvidas de forma ativa, para permitir a real assimilação do conteúdo, para levantar as possíveis barreiras existentes etc.

    Acreditamos que o real comprometimento do time só pode acontecer a partir de um espaço efetivo que permita o entendimento, a consciência e o diálogo com seus membros – possibilitando a sua participação no momento oportuno.

  • Vivências, jogos e desafios que permitem a prática do trabalho coletivo em um contexto diferente do cotidiano. As atividades valorizam o espírito de equipe e estreitam os vínculos pessoais, aumentando o senso individual de pertencimento. Reflexões significativas são realizadas com o grupo, objetivando extrapolar as experiências vivenciadas para a realidade de cada participante.

  • Entendemos o coaching como um processo de conversas e reflexão que permite ampliarmos o olhar do indivíduo sobre si, suas habilidades e seu impacto no time de trabalho que compõe. O processo de coaching propicia encontros periódicos que criam um pulso de conversa, um olhar contínuo que permite ao coachee experimentar caminhos e ações possíveis para os seus principais temas de desenvolvimento.

    Lançamos, assim, um olhar individualizado para aquele membro do time, auxiliando-o no desenvolvimento das competências e posturas que são essenciais para seu papel e atuação na equipe mas, que por nunca terem recebido atenção, muitas vezes tornam-se uma barreira para o seu desempenho.

    A meta pode ser definida em conjunto com a liderança/RH, podendo envolver um processo estruturado de feedback de toda equipe.

    São exemplos de temas de trabalho o desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas, desenvolvimento de competências comportamentais, melhora nas relações interpessoais e alinhamento com a cultura organizacional/ do time.

Estamos à disposição para conversar e entender como podemos ajudar a sua organização no delicioso desafio do desenvolvimento humano.

Escreva sua mensagem que entraremos em contato!

[email protected]