Facilitação de Processos Participativos

Os processos participativos viabilizam um fluxo de trabalho em grupo para a troca e o compartilhamento entre todos; permitindo que coloquem suas ideias e pontos de vista de forma aberta e honesta.

Mais do que apenas a soma do repertório de cada um dos indivíduos presentes, o resultado do trabalho é construído a partir da interação entre as pessoas – gerando soluções mais ricas; de maneira alinhada e consistente.

Desenhamos especialmente cada workshop para usufruir de toda a potência existente na inteligência daquele coletivo.

Em nossa experiência, constatamos que quando as pessoas são envolvidas em processos nos quais suas contribuições e experiências são valorizadas, elas tornam-se genuinamente comprometidas e engajadas.

Como atuamos

Criamos um ambiente envolvente e seguro para que os participantes sintam-se à vontade para trazer suas contribuições e pontos de vista para o coletivo. Para isso, a Eteh preocupa-se com várias dimensões que consideramos importantes: cuidamos do espaço físico do encontro e do modo de envolver e convidar os participantes, criamos um espaço de respeito à todas as vozes, valorizamos a escuta plena e o uso precioso das palavras, ouvimos e trazemos à luz as questões que estão ocultas no grupo e somos flexíveis e competentes para criar um fluxo de atividades que deem conta dos conteúdos levantados pelo próprio grupo ao longo do trabalho.

Nossa metodologia de trabalho foi construída ao longo dos anos e recebeu influências de diferentes fontes, mas sempre perseguimos e criamos abordagens que promovam conversas significativas entre partes interessadas. A Eteh desenha a dinâmica do encontro especialmente para cada caso – de acordo com o tamanho do grupo, objetivo do encontro, tempo etc. Buscamos inspiração também nas metodologias contempladas no Art of Hosting (arte de anfitriar conversas significativas) tais como o Círculo, World Café, Open Space, Aquário, Collective Story Harvesting, entre outras.

O que fazemos

Clique nos links abaixo para saber mais.

  • A partir da demanda do cliente, a Eteh desenha e facilita integralmente workshops que estimulam os próprios colaboradores ou stakeholders envolvidos no processo para o desenvolvimento de novos conceitos ou o levantamento de soluções inovadoras - possibilitando como resultado ao cliente um portfólio de possíveis ideias, novos produtos e/ou ações a serem implementadas.

    Ao tomarmos conta de todo processo, permitimos que nossos clientes exerçam integralmente seu principal papel: participantes ativos e contribuintes efetivos.

  • Muitos de nossos clientes nos trouxeram o desafio de gerar conversas significativas para projetos complexos que estavam nas mãos de poucos e precisavam do engajamento ou input de muitos.

    “Como conseguir a percepção sobre o novo planejamento estratégico dos colaboradores responsáveis por sua execução? Como criar uma compreensão mais profunda para toda uma organização sobre seus novos valores corporativos? Como escutar a opinião e levantar as possíveis barreiras existentes a um novo modelo a ser implementado? Como gerar comprometimento do público-alvo de um projeto que redefinia todos os papéis e responsabilidades para uma área?”

    Acreditamos que o real comprometimento só pode acontecer a partir de um espaço efetivo que permita o entendimento, consciência e diálogo com o público diretamente impactado – possibilitando a sua participação no momento oportuno.

    A Eteh desenha e facilita workshops que promovam as conversas que importam entre os públicos diretamente envolvidos – conversas que possibilitem o entendimento do olhar destes indivíduos e, assim levantando todo conteúdo que faça a diferença para o sucesso do projeto.

  • Acreditamos que projetos e ações conseguem a sua máxima potência quando consideram a voz e o conhecimento dos diversos públicos conhecedores daquela determinada realidade em que o projeto está inserido. Os workshops de escuta têm o propósito de trazer a voz - pontos de vista, informações relevantes desconhecidas, necessidades etc. - de públicos fundamentais de um determinado sistema para “dentro” dos processos para, assim, ampliarmos o olhar sobre o que está sendo criado.

    Seja, por exemplo, a escuta da percepção de um grupo de médicos ou pacientes sobre uma farmacêutica e seus produtos; de colaboradores sobre seu engajamento a partir de uma pesquisa de clima ou de consumidores sobre uma marca, os grupos de escuta criam inputs qualitativos e valiosos para determinar ações e resultados mais efetivos.

    Através de metodologias criativas e sensíveis de diálogo, criamos um ambiente propício para que a nossa escuta seja empática e para que a expressão das pessoas seja autêntica. Nestes workshops, igualmente importante ao trabalho de anfitriar as conversas para gerarmos conteúdo de qualidade é o de registrar estas ideias para que elas possam de fato alimentar os processos posteriormente. Neste sentido, muitas metodologias de colheita de conteúdo podem ser utilizadas, tais como facilitação gráfica, gravação de áudio, anotações etc.

  • Quando facilitamos processos participativos, acreditamos ser fundamental o registro do conteúdo gerado pelo grupo ao longo de seu diálogo. Reuniões, eventos e workshops tem como objetivo gerar insights e conclusões – e estes não podem ser perdidos!

    A Facilitação Gráfica é uma metodologia que cria memória das conversas e aprendizados, em tempo real em um painel visível para todo o grupo. O registro é feito através de desenhos, metáforas visuais e mapas mentais, sistematizando o diálogo ou os principais combinados do grupo.

    Terminado o evento, os painéis são escaneados e tratados, transformado-se em uma memória compartilhada e duradoura para o grupo.

    Facilitação gráfica: Exemplo 1 Facilitação gráfica: Exemplo 2 Facilitação gráfica: Exemplo 3 Facilitação gráfica: Exemplo 4 Facilitação gráfica: Exemplo 5 Facilitação gráfica: Exemplo 6

Estamos à disposição para conversar e entender como podemos ajudar a sua organização no delicioso desafio do desenvolvimento humano.

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